Maio 3, 2024

FVO Site

Encontre as últimas notícias do mundo de todos os cantos do globo no site FVO, sua fonte online para cobertura de notícias internacionais.

Faces da Morte: Edição Brasil

Na semana passada, quase todos os lugares do mundo bombearam em algum momento. Ei, às vezes acontece. Começou em Bells and Shipsterns Bluff durante a Páscoa, seguido logo por Teahupoo abrindo para a temporada do mesmo sistema de tempestades. (Este mesmo swell está atingindo a costa sul do Havaí enquanto falamos, e depois no México e nas Américas.) A costa leste dos Estados Unidos viu seu melhor dia de surf durante todo o inverno de um Noreaster em movimento rápido. Enquanto isso, no Pacífico Norte, o Japão viu o surf do tufão Malakas no início da semana, que caiu no Pacífico e enviou um swell muito tardio para fechar o Maverick’s para o ano na sexta-feira. E para não ficar para trás, no Atlântico Central, o Brasil desfrutou de seu maior swell do ano até agora, e duas das principais ondas do Rio – Itacoatiara beachbreak e Shock – enlouqueceram por alguns dias por um punhado de carregadores locais no início do semana. (Ah, e BTW, o mundo ainda não terminou de bombear. Fiji está olhando para uma corrida louca, mais a caminho de Teahupoo, Havaí e Américas. Fique atento a isso.)

Choque. (Chocante.) Foto: Lucca Biot

“Sabíamos que seria um swell enorme quando vimos a previsão, só não sabíamos como chegaria”, disse o fotógrafo local Matheus Couto. “Não era realmente a melhor direção para Shock e o beachbreak de Itacoatiara, mas saímos de manhã cedo para ver como estavam as condições. Quando chegámos ao beachbreak, as condições estavam muito boas e o Pedro Calado animou-se e disse que ia remar. Antes que ele remasse, fui ao Shock para ver como era, e vi provavelmente as maiores ondas que já vi por aí – era perigoso, pesado e grande! ”

READ  O Brasil está projetado para ver 400.000 empregos de TI não preenchidos até 2022

Pedro Calado. Vídeo: Matheus Couto

“Itacoatiara é um lugar tão especial para mim”, disse Pedro Calado. “Todos os locais são muito simpáticos comigo, me sinto em casa lá, e a cada swell que vejo que tem chance de fazer um bom dia em Itacoatiara, vou lá. Desta vez, eu sabia que seria grande e meu objetivo era remar no beachbreak para conseguir um grande barril. Quando cheguei, vi ondas lindas, mas difíceis. Mas na minha primeira onda, fui abençoado e peguei esse belo barril em um lugar que não é tão comum, porque quando Itacoatiara é grande, as ondas costumam ser bagunçadas. Foi minha primeira e única onda do dia, mas eu estava empolgado. No dia seguinte, resolvi voltar, e consegui outro barril ótimo, condições menores, mas era um barril profundo e também me empolguei!”

Pedro Calado. Foto: Tony D’Andrea

Enquanto o beachbreak em Itacoatiara estava fazendo ocasionalmente coisas mágicas, a laje de rocha rasa conhecida como Shock, logo abaixo da estrada, estava oferecendo algumas paredes de água muito malvadas para algumas equipes de reboque malucas. Como é normal neste local, muitos foram tentados, poucos foram bem sucedidos.

Daniel Rodrigues. Foto: Tony D’Andrea

Talvez o momento mais dramático do swell tenha vindo de uma espetacular queda por cima do guidão de Gutemberg Goulart no Shock – seguida rapidamente de ser pego por dentro pelo tipo de onda com a qual você nunca sonharia.

Gutemberg Goulart. Vídeo: Lucca Biot

“Às vezes, a Natureza te lembra quem está no controle!” disse Goulart. “Na primeira onda, nunca consegui entrar, e a que estava atrás apenas me atingiu com força na zona de impacto. Por sorte, consegui voltar à superfície com pequenos cortes nos pés, mas minha prancha havia sumido e não foi encontrada em lugar nenhum.” Goulart rapidamente pegou uma prancha emprestada e deu outra chance. “Tudo parecia bem, mas Shock não perdoa, e eu paguei de novo!” ele disse. “Desta vez muito pior: um aperto de duas ondas e uma pequena viagem pelas rochas. Meu colete não funcionou corretamente, o que explica por que fiquei embaixo por cerca de 25 segundos. ” (Verifique a sequência abaixo para um lugar que você preferiria não estar.)

Foto: Tony D’Andrea

Mesmo swell, o lado oposto do espectro até a praia. Foto: Matheus Couto

SWELL ASSINATURA

LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTO DA TEMPESTADE: Uma forte baixa pressão se desenvolveu ao longo de um limite frontal a cerca de 750 milhas a sudeste do Rio de Janeiro na sexta-feira, 15 de abril. Flanqueada pela alta pressão que se deslocou da Argentina, a baixa permaneceu estacionária por alguns dias antes de se deslocar para o sul e ser absorvida por um sistema de tempestades maior sobre o Atlântico Sul.
VENTO DE TEMPESTADE / MAR MAIS FORTE: Busca muito bem direcionada com velocidades de vento de até 45 nós. Mares observados por satélite até 23 ‘com mares maiores provavelmente passando despercebidos.
PICO DE INTENSIDADE DE TEMPESTADE: Estimado 989 mb baixo flanqueado por 1024mb de alta pressão
SWELL TEMPO DE VIAGEM: 30-36 horas para o pico do swell
ALTURA DO INCHAÇO, PERÍODO E DIREÇÃO: Estimado 10-11 pés a 14-15 segundos do sul-sudeste em 17 de abril